Cidades

De portas abertas para o trânsito e com obras inacabadas em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem De portas abertas para o trânsito e com obras inacabadas em Niterói
Trânsito na região, já caótico, acabou ainda mais complicado na altura da Praça Renascença. Foto: Karina Cruz

A inauguração, nesta quinta-feira (30), de um novo empreendimento de rede atacadista em Niterói movimentou ainda mais o trânsito — já complicado na altura da Praça Renascença — no centro da cidade. Além disso, melhorias previstas para acontecer, a fim de evitar o impacto da construção na região, ainda não foram finalizadas ou mesmo iniciadas por parte da DOM Atacadista.

O estabelecimento localizado na Avenida Jansen de Melo foi inaugurado pela manhã, abrindo as portas sem finalizar contrapartidas acordadas com a Prefeitura de Niterói. 

De acordo com a adminstração municipal, por exemplo, o ponto de ônibus, que atualmente existe na Praça Renascença, deveria ser transferido para a primeira quadra da Jansen de Melo. A prefeitura, no entanto, ainda não informou qual prazo estabelecido para que isso ocorra. Com a abertura do mercado, e sem a alteração, o trânsito acabou ainda intenso no trecho. 

Impacto e obras

obras
Espaço foi inaugurado apesar de obras inacabadas no entorno da região. Foto: Karina Cruz

Conforme previsto na Lei 2051/2003, um estudo prévio precisa ser avaliado antes de liberação para construção de um empreendimento, a fim de evitar impactos na região.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade garante ter sido feito o estudo de impacto viário para a construção do mercado e que entre as exigências está o recuo de sete metros na parte do terreno que dá para a Avenida Jansen de Melo. No entanto pedestres foram surpreendidos por calçadas inacabadas e um canteiro de obras. 

Sem prazos informados, a prefeitura justifica ainda que o objetivo do recuo exigido vai permitir o alargamento da via no trecho, garantindo mais uma faixa de rolamento e uma baia para parada de ônibus.

Até esta quinta-feira foi realizado o recapeamento e paisagismo no entorno.

"A gente acha muito bom que abram mais opções de comércio, porém quando se inaugura algo entendemos que está tudo pronto. Não sou engenheira, mas no meu entendimento essas calçadas aqui deveriam estar prontas. Vamos ficar observando quando elas vão terminar"

Maria Claudia Araújo, professora

Assim como ocorreu pela manhã, no período da tarde desta quinta também foi de grande a movimentação de veículos na região. Equipes da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), estavam no local para ordenar o trânsito.

Procurada, a rede DOM Atacadista ainda não se pronunciou sobre prazos e entrega das obras previstas para melhorias no local.

< Petrobras aprova apoio a famílias mais vulneráveis Foragido da Justiça é preso no Largo da Batalha, em Niterói <